Sonhos lúcidos

| domingo, 13 de maio de 2012 | |

Você gostaria de controlar os acontecimentos de um sonho? Voltar no tempo, e reviver lembranças e sensações, sem sair da cama? Saiba que é possível, mas não é fácil conseguir. Estou de voltar falando sobre SONHOS, já postei sobre a paralisia do sono (terror noturno), e agora postarei sobre sonhos lúcidos, a parte interessante de uma noite "mal dormida".

Antes de explicar sobre sonho lúcido, é necessário explicar sobre um dos estágios do sono, que é chamado de Sono REM, que em inglês, é a sigla referente para "movimento rápido dos olhos". Como já dito explicitamente na sigla, nesse estágio ficamos com os olhos movimentando-se para todas as direções de forma muito rápida. Quando estamos quase dormindo, nosso cérebro passa por algumas etapas, desde alucinações hipnagógicas (como a de que estamos caindo, e alguma parte do seu corpo se move de forma inconsciente), até o desaceleramento do cérebro, e a desativação dos sentidos um por um. No sono REM, além do aspecto do movimento dos olhos, nosso pulso e respiração ficam irregulares, e nosso cérebro funciona como se estivéssemos acordados, e é nesse estágio que sonhamos. Mesmo com o cérebro funcionando parcialmente, algumas partes ainda estão desativadas, como os neurônios de movimentação, para que não aconteça de repetirmos os movimentos dos sonhos, e a parte do córtex prefrontal dorsolateral (que é responsável pela memória de curto prazo, pensamento abstrato, intenções conscientes, e a capacidade de planejamento), o que nos impede de tomar decisões sensatas em sonho, e compreender que estamos em um sonho. Daí vem o sonho lúcido, que é quando a parte do córtex prefrontal dorsolateral se ativa, te proporcionando um sonho controlado, consciente, com sua capacidade de percepção beirando ao normal. Pronto, essa é a parte chata do como acontece. Agora vem a parte mais interessante, como fazemos para acontecer?



Alguns sonhadores lúcidos possuem técnicas específicas, como:

- Durante o dia, repetir algumas ações: a de olhar uma folha com algo escrito, ou olhar para o relógio, movimentar sua cabeça para um lado, e repetir a ação, fazendo esse movimento, você está se condicionando a fazer isso num sonho, visto que em um sonho lucido, os relógios não funcionam, e a folha que você olhou estará completamente modificada, irá perceber que está sonhando. 

- Escrever num diário seus sonhos, para reconhecer os padrões.

Essa é apenas algumas alternativas, mas há relatos de sonhadores lúcidos que possuem mais dicas, e todo um ritual de antes de dormir:





Há também outros métodos:



"1-Durma um pouco antes do normal.

2-Acorde 6horas depois e fique 10 minutos acordado, faça reality checks, vá ao banheiro, acenda algumas luzes e volte pra cama. Mas NÃO tente ver TV, mexer no PC ou ler um livro nesse tempo, você precisa permanecer um pouco desacordado.

3-Agora relaxe, tente não pensar no que eu expliquei acima sobre a técnica, simplesmente relaxe, tente relaxar parte por parte do corpo, é um bom método.

4-Quando estiver relaxando, crie uma ancora. A ancora é um método de ficar consciente enquanto seu corpo dorme. Um jeito simples e fácil é sentir dor. Sim, dor! Tente dormir em alguma posição desconfortável, deite em cima da mão, coloque o joelho de uma forma que doa, tanto faz, seja criativo. Você pode engolir saliva, só não pode mexer o corpo, isso invalidaria o processo. Por isso se você estiver sentindo coceira, ignore-a e foque na dor, em 10 minutos você terá um sonho lúcido. MAS NÃO PENSE NISSO.

Há outros métodos de âncora, como pensar em uma imagem, uma cena etc., mas a dor é o melhor jeito.
"




O sonho é algo tão complexo, e que sabemos tão pouco, que pra falar a verdade, nem sequer sabemos se estamos sonhando neste exato momento. 


Fontes/ Créditos:

http://www.youtube.com/watch?v=SAOI93v_umI
http://www.dreamviews.com/content/
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m32539.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/REM_(sono)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho_lúcido

5 comentários:

Danny Styles Says:
24 de junho de 2012 às 12:09

Eu faço isso muitas vezes (: é legal d+, só da um pouco de medo..

sonhodesermamãe Says:
12 de março de 2013 às 18:34

Eu já tive alguns sonhos que pude controlar.Andar pela casa,ir a outra casa. E a tecnica de acender a luz realmente funciona voce sabera que esta sonhando pq a luz nunca se acendera.Vou contar um sonho que tive: Quando fui deitar não pretendia dormir apenas estava escutando a radio tupi fm,quando estava na metade de uma musica sertaneja eu senti uma presença em meu quarto.Estava apavorado mas decidi esperar,as luzes estavam apagadas,qd "ele"chegou perto de mim levantei coberto com o hedredon pois eu não queria ve-lo,fui ate a parede em frente que é onde ficava o interruptor,mas qd eu apertei a luz não acendeu."Acordei" eu estava deitado da mesma forma de antes , a musica que passava na radio era a mesma,então pensei "puxa vida que sonho ruim!!",mas a presença má surgiu de novo em meu quartio dessa vez tirei a coberta corri para o interruptor com os olhos fechados,qd tentei acender a luz, nada aconteceu sai correndo para a pórta mas sabia que ele estava parado atras de mim,abri a porta era para sair para a cozinha mas o que vi foi um corredor grande e escadas descendo havia sangue nas paredes no final havia uma porta de ferro qd abri ela ""acordei" "novamente na cama,luzes apagadas a radio estava passando a mesma musica,então percebi que eu estava sonhando.Então pensei,preciso de ajuda para acordar,levantei correndo e fui ao quarto de meu pai para tentar acorda-lo,a casa estava toda escura verifiquei novamente o interruptor, a luz não acendia,qd cheguei ao quarto domeu pai ele estava deitado qd tentei toca-lo.."acordei" novamente na mesma situação, o quarto a musica na mesma parte deitado da mesma forma então disse "voce não quer que eu acorde!!!Quer que me achem morto na cama e eu fique preso aq com vc eternamente!!!mas eu vou acordar vou sair daq!!!".eu tenho um amigo chamado domingos ele morava na ponta da rua então decidi ir a casa dela para pedir ajuda.sai correndo sai do quarto passei pela cozinha corri pelo quintal,o murro da minha casa havia sumido qd cheguei na rua escureceu de forma que não pudia mais ver a rua,corri assim mesmo em direção a casa do meu amigo,Mas apareceu três cães vermelhos a lingua deles era como de cobra e arrastava no chão.mas eu não tive medo ia enfrenta-los qd uma força me puxou para area da minha casa,olhei e então pude ver a figura que estava no meu quarto,Era alto,aparencia humana mas não tinha corpo era apenas um vulto preto e estava me arrastando sem se mover(isso ja havia acontecido em outro sonho meu)eu resisti me segurava para ele não me arrastar,tentei acordar novamente e então Acordei,estava deitado novamente,luzes apagadas, na radio passava o mesmo trecho da mesma musica sertaneja,esperei uns 10 seg me levantei olhando para o chão(não queria levantar a cabeça)fui ao interruptor e ele acendeu,duvidei que estava acordado ainda fui a cozinha acendi a luz,tomei uma agua,so ai acreditei que havia escapado do sonho.E não durmi mas escrevi o sonho num papel e quardei.

Anônimo Says:
14 de agosto de 2013 às 14:33

Já tive vários sonhos lúcidos, mas meu subconsciente sempre apresenta uma forma inédita para eu tomar consciência de que estou sonhando. Venho pesquisando há muito tempo e agora que já sei alguma coisa, esse tipo de sonho é mais raro.eu queria muito saber o por quê disso. um abraço.

Anônimo Says:
14 de agosto de 2013 às 14:38

eu queria muito saber que estou sonhando para comer uma menina . deve ser o máximo!

Anônimo Says:
23 de janeiro de 2014 às 13:31

pra que sonhar ? não é melhor comer de verdade putzzzz cada 1 que me aparece

Postar um comentário

Antes de comentar leia.

-Não será tolerado palavrões, todo tipo de gore é válido, mas palavras de baixo calão, por favor né.

-Não será tolerado divulgações de sites com conteúdo improprio, com exceção de sites que façam você vomitar.

-Apenas faça comentários relacionados as postagens, ofensas direcionadas à minha mãe, me mande um e-mail.

Caso quebre alguma dessas regras,seu comentário sera excluido,e você irá acordar dentro de um banheiro acorrentado tendo que cortar a própria perna.