Sonhos lúcidos

| domingo, 13 de maio de 2012 | 5 comentários |

Você gostaria de controlar os acontecimentos de um sonho? Voltar no tempo, e reviver lembranças e sensações, sem sair da cama? Saiba que é possível, mas não é fácil conseguir. Estou de voltar falando sobre SONHOS, já postei sobre a paralisia do sono (terror noturno), e agora postarei sobre sonhos lúcidos, a parte interessante de uma noite "mal dormida".

Antes de explicar sobre sonho lúcido, é necessário explicar sobre um dos estágios do sono, que é chamado de Sono REM, que em inglês, é a sigla referente para "movimento rápido dos olhos". Como já dito explicitamente na sigla, nesse estágio ficamos com os olhos movimentando-se para todas as direções de forma muito rápida. Quando estamos quase dormindo, nosso cérebro passa por algumas etapas, desde alucinações hipnagógicas (como a de que estamos caindo, e alguma parte do seu corpo se move de forma inconsciente), até o desaceleramento do cérebro, e a desativação dos sentidos um por um. No sono REM, além do aspecto do movimento dos olhos, nosso pulso e respiração ficam irregulares, e nosso cérebro funciona como se estivéssemos acordados, e é nesse estágio que sonhamos. Mesmo com o cérebro funcionando parcialmente, algumas partes ainda estão desativadas, como os neurônios de movimentação, para que não aconteça de repetirmos os movimentos dos sonhos, e a parte do córtex prefrontal dorsolateral (que é responsável pela memória de curto prazo, pensamento abstrato, intenções conscientes, e a capacidade de planejamento), o que nos impede de tomar decisões sensatas em sonho, e compreender que estamos em um sonho. Daí vem o sonho lúcido, que é quando a parte do córtex prefrontal dorsolateral se ativa, te proporcionando um sonho controlado, consciente, com sua capacidade de percepção beirando ao normal. Pronto, essa é a parte chata do como acontece. Agora vem a parte mais interessante, como fazemos para acontecer?



Alguns sonhadores lúcidos possuem técnicas específicas, como:

- Durante o dia, repetir algumas ações: a de olhar uma folha com algo escrito, ou olhar para o relógio, movimentar sua cabeça para um lado, e repetir a ação, fazendo esse movimento, você está se condicionando a fazer isso num sonho, visto que em um sonho lucido, os relógios não funcionam, e a folha que você olhou estará completamente modificada, irá perceber que está sonhando. 

- Escrever num diário seus sonhos, para reconhecer os padrões.

Essa é apenas algumas alternativas, mas há relatos de sonhadores lúcidos que possuem mais dicas, e todo um ritual de antes de dormir:





Há também outros métodos:



"1-Durma um pouco antes do normal.

2-Acorde 6horas depois e fique 10 minutos acordado, faça reality checks, vá ao banheiro, acenda algumas luzes e volte pra cama. Mas NÃO tente ver TV, mexer no PC ou ler um livro nesse tempo, você precisa permanecer um pouco desacordado.

3-Agora relaxe, tente não pensar no que eu expliquei acima sobre a técnica, simplesmente relaxe, tente relaxar parte por parte do corpo, é um bom método.

4-Quando estiver relaxando, crie uma ancora. A ancora é um método de ficar consciente enquanto seu corpo dorme. Um jeito simples e fácil é sentir dor. Sim, dor! Tente dormir em alguma posição desconfortável, deite em cima da mão, coloque o joelho de uma forma que doa, tanto faz, seja criativo. Você pode engolir saliva, só não pode mexer o corpo, isso invalidaria o processo. Por isso se você estiver sentindo coceira, ignore-a e foque na dor, em 10 minutos você terá um sonho lúcido. MAS NÃO PENSE NISSO.

Há outros métodos de âncora, como pensar em uma imagem, uma cena etc., mas a dor é o melhor jeito.
"




O sonho é algo tão complexo, e que sabemos tão pouco, que pra falar a verdade, nem sequer sabemos se estamos sonhando neste exato momento. 


Fontes/ Créditos:

http://www.youtube.com/watch?v=SAOI93v_umI
http://www.dreamviews.com/content/
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m32539.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/REM_(sono)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho_lúcido